Correr é para todos. Maratona não!

Foto: arquivo pessoal

Segundo St. Pierre, em um corredor que tem um pace médio entre 3:45 e 2:30 min/km, a sua cadência pode variar entre 190 e 210 ppm.

Já segundo Lieberman, dependendo de como o pé aterriza no solo a cada passo (antepé ou retropé), a força de reação do solo (FRS) pode variar entre 1,5 a 2,7 vezes o peso corporal.

Baseado nas duas afirmações anteriores, utilizaremos o maratonista Eliud Kipchoge (detentor da melhor marca mundial na maratona, obtida na prova de Berlim em 2018 ao completar o percurso em 2:01:39) como referência (seu peso corporal é 56 kg) e levaremos em consideração uma FRS média de 2,1 vezes o peso corporal e uma cadência média de 200 ppm.

Com esses dados podemos elaborar o seguinte cálculo:

  • Distância (D) – 42,195 km
  • Pace (p) – 2:54 min/km
  • Cadência média (Ca) – 200 ppm
  • Peso corporal (P) – 56 kg
  • Força de Reação do Solo (FRS) – 2,1P
  • Tempo na Maratona (TnM): 2:01:39 horas = 121,6 minutos
  • Quantidade de passos totais (ptotais): TnM x Ca = 121,6 min x 200 ppm = 24.320 passos
  • FRS: 2,1 x 56 kg = 117,6kgf
  • Total FRS na maratona: FRS x ptotais = 117,6 kgf x 24.320 passos = 2,86 mil toneladas força.

São quase 3 mil toneladas força… Impressionante, né?

Agora imagine um corredor médio que tem um peso corporal maior que o de Kipchoge, que treina menos, é menos eficiente correndo, e que, por isso, fará o mesmo percurso em muito mais tempo, dando muito mais passos.

Correr pode ser para qualquer um, mas longas distâncias não.

Para isso será necessária uma preparação adequada através de um programa de treinamento específico e personalizado. Nada de sair correndo por aí ou seguir planilha genéricas de revistas e afins.

Além disso, é essencial que treinadores não se deixem contaminar pelo anseio do seu cliente/atleta em correr longas distâncias de qualquer maneira e tenham responsabilidade profissional, não antecipando etapas e dizendo não.

Bons treinos e divirta-se!

Referências:

Publicado por Cadu Perruci Faria

Professor de Educação Física, promotor do movimento consciente e da corrida natural.

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