Por que devemos manter distância enquanto corremos em tempos de COVID-19.

Bom deixa eu começar pelo início.

No dia 27 de março desse ano, a Organização Mundial da Saúde publicou orientações sobre como se manter ativo durante a COVID-19.

Nessas orientações, a OMS faz uma série de considerações sobre a prática de exercícios ao ar livre, ressaltando sempre a obediência as restrições dos órgãos governamentais locais.

Mesmo assim, recomendo para meus alunos e atletas realizarem seus treinos dentro de casa e em ambientes minimamente controláveis (eu mesmo estou fazendo isso no momento!).

De um modo geral, tanto a OMS, quanto o Ministério da Saúde sugerem manter uma distância de segurança entre 1 e 2 metros entre as pessoas quando é necessário frequentar algum local público.

Mas qual seria a distância de segurança para quem deseja correr na rua?

Para responder essa pergunta, os engenheiros holandeses e belgas Blocken, Malizia, van Druenen e Marchal analisaram o padrão de deslocamento de partículas de saliva e suor enquanto corremos.

Quando alguém está correndo, respira, espirra ou tosse, as gotículas ficam e se espalham pra atrás no ar e quem vem logo atrás entra no slipstream e atravessa essa “nuvem”.

Blocken

Blocken et al., chegaram a essa conclusão simulando a ocorrência dessas gotículas durante uma corrida com pessoas em diferentes posições – geralmente esse tipo de modelagem é utilizado para a melhora do nível da performance de atletas (corredores, triatletas e ciclistas) ao determinar qual o melhor posicionamento em relação a seu adversário de modo a sofrer menor resistência do ar.

Enquanto para os atletas, mais próximo e dentro da slipstream melhor, no caso da COVID-19 o inverso é mais sensato.

Com base nesses resultados, aconselham a manutenção de uma distância de segurança entre 4 a 5 metros com um posicionamento diagonal para corredores que estejam num mesmo sentido e , em caso de ultrapassagem, levar em conta esse posicionamento e essa distância no início da aproximação.

Uma informação que dever ser levada em consideração quando você sair para correr na rua (por favor evite se expor sem necessidade).

DICAS (caso pretenda correr na rua):

  • Siga as orientações das autoridades locais
  • Procure um local bem arejado e amplo
  • Busque horários de pouca frequência
  • Ao encontrar outro corredor, mantenha 5 metros de distância de segurança
  • Antes de entrar em casa, tire os tênis e lave as solas com água e sabão
  • Higienize acessórios lavando com água e sabão ou utilizando álcool 70%
  • Tire sua roupa e lave imediatamente, caso não o faça, guarde-a em local separado
  • Tome banho.

E só então cuide da sua hidratação e alimentação.

Bons treinos e divirta-se, mas sempre om a orientação de um profissional de Educação Física e seguindo as determinações dos órgãos oficiais locais.

Referência bibliográfica:

Publicado por Cadu Perruci Faria

Professor de Educação Física, promotor do movimento consciente e da corrida natural.

Um comentário em “Por que devemos manter distância enquanto corremos em tempos de COVID-19.

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