Use máscara e siga seguro na prática do exercício ao ar livre

No dia 16/06, a OMS fez uma publicação onde alega que não se deve usar a máscara durante a prática de exercícios físicos por conta da redução da capacidade de se respirar confortavelmente e da possibilidade de se criar um microambiente favorável a proliferação de microrganismos em função do aumento da umidade local.

Fonte: OMS, 2020.

A Comissão de Treinadores e Assessorias de Corrida realizou no dia 24/06 uma reunião por telepresença onde foram convidados médicos especialistas em fisiologia do exercício para esclarecer e dirimir as dúvidas geradas pela publicação da OMS em relação ao uso da máscara durante o exercício físico.

Todos foram unânimes ao afirmar que é essencial o uso da máscara durante a prática ao ar livre, mesmo dificultando mecanicamente a respiração e gerando desconforto pelo aumento da temperatura local, ressaltando que não existe nenhum estudo atestando que o uso da máscara pode ser prejudicial a saúde, enquanto que seu uso na redução do risco de contaminação é comprovado.

Um outro assunto abordado foi em relação a distância mínima sugerida pela a OMS que vai de encontro ao estudo realizado por Broken et al. (2020) que analisou o deslocamentos de partículas de saliva e suor durante a caminhada, corrida e ciclismo, sinalizando a necessidade de se manter uma distância de segurança mínima entre 4 metros (caminhada e corrida) e 20 metros (ciclismo).

O ideal seria manter o isolamento e distanciamento social, diminuindo a exposição ao vírus e minimizando o risco de contaminação, exercitando-se em casa e fortalecendo seu sistema imunológico.

Uma vez que você decidiu se exercitar ao ar livre, use a máscara o tempo todo e reduza sua intensidade de modo a permitir um menor desconforto e gerar tanto adaptações momentâneas ao uso do novo equipamento, quanto crônicas dos músculos respiratórios em função do maior trabalho realizado devido a dificuldade mecânica causada pela máscara durante a respiração.

Dessa forma, com a intenção de educar e esclarecer, sugere-se levar em conta algumas recomendações de segurança sanitária durante a prática de exercícios físicos ao ar livre:

  • USE a máscara (se for o caso, leve mais de uma);
  • DIMINUA a intensidade do exercício (promova adaptação);
  • Tenha cuidado ANTES e APÓS a sua prática (elevadores, maçanetas, corrimãos, etc.);
  • EVITE se expor desnecessariamente (30 minutos são mais do que suficientes);
  • Busque locais ABERTOS e MENOS POPULOSOS (quanto mais arejado e menos gente, melhor) e;
  • MANTENHA distanciamento seguro (4 a 20 metros dependendo da modalidade)

Se não se sente confortável usando a máscara, treine em casa.

Ao optar pela prática em local isolado sem máscara, lembre-se de que você pode propagar a doença em comunidades com poucos recursos médicos/sanitários. Além disso evite compartilhar, o ser humano tende a seguir exemplos.

Lembre-se de que em segurança sanitária vale mais a pena pecar pelo exagero.

Cuide-se, bons treinos e divirta-se, mas sempre com a orientação de um profissional de Educação Física, seguindo as determinações das autoridades sanitárias locais e pensando no bem comum.

Referências:

Publicado por Cadu Perruci Faria

Professor de Educação Física, promotor do movimento consciente e da corrida natural.

Um comentário em “Use máscara e siga seguro na prática do exercício ao ar livre

  1. Excelentes explicações… Devemos sim nos precavermos e seguirmos as orientações de quem sabe. Parabéns pelos esclarecimentos…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: